CONHEÇA PORTUGAL VIAJANDO DE COMBOIO...
O COMBOIO É UM TRANSPORTE AMIGO DO AMBIENTE !

____________PAGINA INICIAL____________

.......... Clique nas fotografias para ampliar ..........

segunda-feira, 20 de abril de 2009

ESTAÇÃO DE BEJA






3 comentários:

  1. os comboios para Lisboa,quando voltam?

    ResponderEliminar
  2. Beja/Comboios: População volta a sair à rua em defesa de melhores ligações ferroviárias.

    Aproveitando a data em que se comemoram os 147 anos da inauguração da Linha do Sul e da ligação Lisboa – Beja, o grupo de trabalho da Assembleia Municipal de Beja, composto por todos os partidos políticos com assento naquele órgão autárquico e elementos do Movimento Cívico, convocou para hoje uma concentração a partir das 17:30H, frente à estação da CP em Beja.

    Protestar contra o fim das ligações ferroviárias directas entre Beja e Lisboa e reivindicar a modernização e electrificação da Linha do Alentejo até Beja são os argumentos utilizados pelo grupo de trabalho constituído no âmbito da Assembleia Municipal de Beja, que integra para além de representantes de todos os Partidos com assento naquele órgão, dois elementos do Grupo de Cidadãos que tem dinamizado um conjunto de acções em defesa dos mesmos objectivos.

    Bernardo Loff, presidente da Assembleia Municipal de Beja, considera que quanto maior for o numero de pessoas que participem nesta iniciativa, maior é a força e a justiça das reivindicações, por isso apela a uma forte mobilização.

    Um “gigantesco” bolo em forma de linha de comboios entre Beja e Lisboa e a oferta pela CP à cidade de Beja de um Intercidades novinho em folha, bem como a tentativa de realizar o maior comboio-humano do mundo, são formas de com humor e alguma ironia animar esta concentração, diz à Voz da Planície Jorge Caetano do Movimento de Cidadãos.

    Dar força a todos os que irão à Assembleia da República, no dia 15entregar a Petição, que conta com mais de 14.000 assinaturas, é outro dos motivos, segundo a organização, para participar nesta iniciativa.

    A concentração realiza-se hoje, a partir das 17.30 horas, junto à Estação da CP, precisamente no dia em que se assinalam os 147 anos depois da inauguração dos caminhos-de-ferro de Beja.

    ResponderEliminar
  3. Comboios: Politécnico de Beja defende ligações diretas de Intercidades até Lisboa


    O Instituto Politécnico de Beja (IPB) reclamou hoje a manutenção das ligações diretas em comboio Intercidades entre Beja e Lisboa e da ligação até Faro através da Funcheira e a eletrificação do troço Casa-Branca-Beja da Linha do Alentejo.

    Em comunicado enviado à agência Lusa, o pró-presidente para a Imagem e Comunicação do IPB, Aldo Passarinho, refere que o número de alunos oriundos dos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro colocados no IPB registou um crescimento de “38,6 por cento” em 2010.

    “Para mantermos este fluxo de alunos é necessário contarmos com boas acessibilidades, em particular aos distritos que alimentam o nosso crescimento”, sublinha Aldo Passarinho.

    Neste sentido, defende, “as ligações ferroviárias diretas e com qualidade aos distritos de Setúbal e Lisboa” e a manutenção da ligação ao distrito de Faro através da Funcheira “serão uma mais-valia indiscutível”.

    Segundo Aldo Passarinho, o IPB, que conta com uma “comunidade académica composta por mais do que 4000 pessoas, entre alunos, docentes e não docentes”, apoia “todas as ações que se enquadrem numa lógica de diálogo e decisão política” com vista à manutenção das ligações diretas em Intercidades entre Lisboa e Beja e da ligação entre Beja e a Funcheira e as “reivindicadas melhorias” do troço Beja-Casa Branca, “através da eletrificação da linha”.

    O IPB está também “disponível para dialogar com a CP” para “promover um debate de ideias que permita viabilizar uma rede de transportes em que a ferrovia assuma um papel fundamental, que será com toda a certeza reforçado com a entrada em funcionamento do novo aeroporto de Beja”.

    “É em representação de uma instituição com mais de 4000 ‘vozes’ que apelamos a um esforço de todas as partes para que possamos levar esta discussão a bom porto”, afirma Aldo Passarinho.

    A posição do IPB surge no dia da segunda manifestação e nas vésperas da entrega de uma petição com 15.071 assinaturas na Assembleia da República contra as intenções da CP relativas às ligações ferroviárias a Beja.

    A manifestação de hoje, marcada para as 17:30 no largo da Estação da CP de Beja, foi convocada pela Assembleia Municipal de Beja e realiza-se 19 dias depois da primeira, que foi promovida pela Associação de Defesa do Património de Beja e juntou centenas de pessoas naquele local.

    As manifestações e a petição visam contestar as intenções da CP de acabar com as ligações diretas de Intercidades entre Beja e Lisboa, que poderão passar a ser feitas através de automotora diesel entre Beja e Casa Branca, onde será feito transbordo para comboio elétrico até à capital, e com as ligações entre Beja e Funcheira, que permitem a ligação ao Algarve.

    A modernização e a eletrificação do troço Casa-Branca-Beja da Linha do Alentejo, tal como está a acontecer no troço Bombel/Vidigal-Évora, é outra das razões das manifestações e da petição.

    O serviço Intercidades (de Lisboa a Évora e a Beja) da Linha do Alentejo está suspenso devido a obras da REFER no troço Bombel/Vidigal-Évora, a decorrer até maio deste ano.

    ResponderEliminar

+++ ATENÇÃO +++
Comentários ofensivos serão apagados !

Mensagens populares

PROFISSÕES CP

CARREIRA COMERCIAL
Assistente comercial
Operador de venda e controlo
Operador de revisão e venda
Chefe de equipa comercial
Inspector de serviço comercial
Inspector chefe do serviço comercial
Tecnico comercial

CARREIRA DE OPERAÇÕES DE TRANSPORTE
Operador de manobras
Operador chefe de manobras
Operador de apoio
Operador de transportes
Chefe de equipa de transportes
Inspector de transportes
Inspector chefe de transportes
Tecnico de transportes

CARREIRA DE CONDUÇÃO-FERROVIA
Maquinista
Inspector de condução-ferrovia
Inspector chefe de condução-ferrovia

CARREIRA DE MATERIAL
Operador de material
Chefe de equipa de material
Supervisor de material
Tecnico de material