CONHEÇA PORTUGAL VIAJANDO DE COMBOIO...
O COMBOIO É UM TRANSPORTE AMIGO DO AMBIENTE !

____________PAGINA INICIAL____________

.......... Clique nas fotografias para ampliar ..........

sábado, 8 de maio de 2010

INTERIOR DO COMBOIO ALFA PENDULAR








3 comentários:

  1. bancos azuis , o decorador é muito fraquinho...
    deviam ser vermelhos , que é a cor preferida dos portugueses!
    por fora todas as carruagens deviam ter águias pintadas e faixas com os dizeres "SLB O GLORIOSO".
    andavam sempre esgotados...e o numero de entusiastas dos caminhos de ferro portugueses passava logo para 25 milhões.

    ResponderEliminar
  2. O decorador pretendia identificar com um serviço de campeões!

    ResponderEliminar
  3. Trem pendular de passageiros alta velocidade

    Pendolino (do italiano, diminutivo de pendolo, que significa pêndulo) é a marca de uma série de trens de alta velocidade com tecnologia pendular, desenvolvidos e fabricados pela Fiat Ferroviária (hoje Alstom). São utilizados na Eslovênia, Finlândia, Itália, Portugal, República Checa, Reino Unido e Suíça, ou Acela, seu concorrente americano.
    A ideia de um trem que inclinava (pendular) tornou-se popular nas décadas de 1960 e 70, quando vários operadores ferroviários, impressionados pelos trens de alta velocidade introduzidos em França (TGV) e Japão (Shinkansen), quiseram ter uma velocidade similar sem ter de construir uma linha paralela dedicada (como estes países estavam a fazer, e o Brasil está por fazer). Trem pendular é um trem com um mecanismo de suspenção reclinável que permite que ele atinja velocidades avançadas em trilhos de linhas férreas tradicionais. Esse mecanismo, chamado sistema pendular, consiste em eixos com capacidade de se inclinar até 8 graus em relação aos trilhos, permitindo que as curvas possam ser feitas em velocidades de até 230 km/h, sem risco de acidente ou desconforto para os passageiros.
    Na Itália foram estudadas várias possibilidades para as linhas em exploração (incluindo um modelo com carros fixos e bancos pendulares). Vários protótipos foram construídos e testados e em 1975 um protótipo do Pendolino, o ETR 401, que foi posto em serviço, construído pela Fiat e usado pela Rede Ferroviária Italiana. Em 1987 começou a ser usada uma nova frota de Pendolinos, os ETR 450, que incorporavam algumas tecnologias do infortunado projeto britânico APT. Em 1993 a nova geração, o ETR 460, entrou em serviço.

    Fonte básica; Wikipédia com adaptações.

    A grande vantagem da Tecnologia Pendular para trens de passageiros é justamente pelo fato de circular bem em vias sinuosas e curvas fechadas, comum em países europeus, americanos e principalmente brasileiros, sem muitas retificações e com baixo investimento.

    Eis aí uma ótima opção para os planejados pelo governo federal 21 trens de passageiros regionais, para uso da malha ferroviária brasileira, mediante aproveitamento e remodelação das linhas existentes, sem a necessidade de grandes intervenções. Os trens pendulares Acela americano (Amtrak) e Superpendolino europeu são tracionados por energia elétrica, inclusive os na versão flex, 3 kVcc / 25 kVca embora existam versões eletricidade-Diesel (ICE-TD), que poderão ser utilizados em cidades onde não possuem alimentação elétrica.

    A escolha deste modelo está sendo sugerida por consultorias, como a “Halcrow” no volume 4 parte 2 anexo B Comparação de material rodante, que estudam a implantação dos trens regionais, com futura utilização como TAV quando as suas linhas exclusivas estiverem prontas a partir de 2020, podem ser fabricados com o truque na bitola de 1,6 m com freios regenerativos, isto é geram energia elétrica na frenagem. e são da categoria de velocidade de até 250 km/h.

    Pois bem. Não é empregado no Brasil porque a indústria ferroviária transnacional, e aqui instalada, não os fabrica, embora a CAF e a Alstom os fabriquem no exterior.

    Conclusão: construímos ferrovias para que se adequem aos trens aqui fabricados, e não ao contrário. Isso explica, também, a falta de padrão e uniformidade entre trens e plataformas na CPTM-SP e Supervia-RJ entre outras. As indústrias não fabricam o que necessitamos. Nós, é que nos ajustamos a elas.

    Algumas montadoras transnacionais, e a Embraer tem condições de fabricá-los no Brasil.

    “Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como resultado que aponta uma nova direção” Steve Jobs

    ResponderEliminar

+++ ATENÇÃO +++
Comentários ofensivos serão apagados !

Mensagens populares

PROFISSÕES CP

CARREIRA COMERCIAL
Assistente comercial
Operador de venda e controlo
Operador de revisão e venda
Chefe de equipa comercial
Inspector de serviço comercial
Inspector chefe do serviço comercial
Tecnico comercial

CARREIRA DE OPERAÇÕES DE TRANSPORTE
Operador de manobras
Operador chefe de manobras
Operador de apoio
Operador de transportes
Chefe de equipa de transportes
Inspector de transportes
Inspector chefe de transportes
Tecnico de transportes

CARREIRA DE CONDUÇÃO-FERROVIA
Maquinista
Inspector de condução-ferrovia
Inspector chefe de condução-ferrovia

CARREIRA DE MATERIAL
Operador de material
Chefe de equipa de material
Supervisor de material
Tecnico de material