CONHEÇA PORTUGAL VIAJANDO DE COMBOIO...
O COMBOIO É UM TRANSPORTE AMIGO DO AMBIENTE !

____________PAGINA INICIAL____________

.......... Clique nas fotografias para ampliar ..........

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

GENTE




2 comentários:

  1. Dá gosto ver esta juventude a conviver!

    ResponderEliminar
  2. Bonito realmente de ver. Guardem bem estas memórias. Vou contar-lhes outras memórias dos mesmos almoços ferroviários:

    Frango no vapor

    – Vocês nem imaginam a vida nos comboios nos tempos que eu vim para a CP. Entrei como conferente. Em 39. Havia ordem. Se calhar até demais. O chefe da estação naquele tempo era uma autoridade. O revisor dentro do comboio era respeitado. Havia camaradagem entre o pessoal. Vocês nem imaginam a vida nos comboios. Em todos eles, mas nos de mercadorias então... Passava-se uma semana sem virmos a casa. Os ferroviários eram mesmo uma família. Não havia essa correria que há hoje, que ninguém se fala. Nem era como agora, que andam uns a ver como é que hão-de enganar os outros. Palmadinhas nas costas, muitos floreados, mas quando chega o momento, não há carácter, vende-se o amigo de ontem.
    Havia camaradagem, mas a vida não era uma pêra doce. Havia a crise, ganhava-se pouco, mas o pessoal dos comboios ia-se safando. As refeições eram feitas em grupo. Havia aquelas estações habituais que era vê-los a amesandar-se. Grandes pratos de alumínio, onde comiam seis pessoas em conjunto. Não havia horários para as refeições, mas havia tempo para tudo. O almoço, as mais das vezes, era cozido em cima do comboio. Comprava-se umas carnes numa praça, e o fogueiro ao mesmo tempo que suava a deitar carvão à máquina ia cozendo a comida no vapor.
    Não imagina o que era uma perna de vaca cozida no vapor...
    Não havia segredo nenhum: Dentro de uma panela maior era colocada outra panela mais pequena. Eram soldadas, de modo a ficar um vazio entre as duas. Neste vão era onde se punha a água. A panela era colocada em cima dos tubos da água quente. O vapor que se formava entre as duas panelas é que cozia a comida.
    E um franguinho roubado, cozido no vapor!, era divinal... Nem faz ideia...
    Você nem queira saber o que era o comer a bordo. Era qualquer coisa de formidável!
    As 0200 eram as máquinas mais valentes. Os grandes comboios de mercadorias eram feitos com estas máquinas. E eram estas as que deixavam a comida melhor.
    Em todas as estações os comboios paravam muito tempo. Em todas elas carregavam mercadorias, deixavam vagões, tomavam vagões. Era o tempo das estações floridas. Em todas as estações havia um bonito jardim que escondia sempre uma bela capoeira. Hoje, as inestéticas capoeiras desapareceram, os jardins não dão lucro e gado que não faz esterco, fora do curral!
    Os fogueiros, os guarda-freios, os conferentes, enquanto os agulheiros com os maquinistas estavam a fazer a manobra, havia sempre um que arranjava maneira de caçar uma galinha para cozinhar no vapor, para a próxima refeição. Não falhava! Lá ia uma, depois outra...
    Os chefes iam tornando as culpas às raposas. Se calhar também desconfiavam das raposas de duas patas.
    Mas era fantástica a comida feita a bordo dos comboios! E a camaradagem, aquele sentido de unidade que estes almoços proporcionavam!
    No Louriçal, fartos de verem desaparecer as galinhas, o chefe e o agulheiro arranjaram uma maneira em que a porta do galinheiro abria, mas quem entrasse já não podia sair.
    Um dia o fogueiro de uma 0200 enquanto o maquinista fazia a manobra aproveitou e, num pulo, vá de ir até à capoeira. Ia ser mais um franguinho cozido no vapor...
    O chefe apitava, apitava, e nada. O maquinista lá ao fundo da linha, não se punha em marcha.
    O maquinista apitava e o fogueiro não aparecia. O agulheiro foi ver à capoeira e estava um “raposo” lá dentro, preso na armadilha.
    Ficou-lhe caro, o almoço. Paciência! Naquele dia teve azar...
    Um abraço Silvério.
    Manuel Evangelista

    ResponderEliminar

+++ ATENÇÃO +++
Comentários ofensivos serão apagados !

Mensagens populares

PROFISSÕES CP

CARREIRA COMERCIAL
Assistente comercial
Operador de venda e controlo
Operador de revisão e venda
Chefe de equipa comercial
Inspector de serviço comercial
Inspector chefe do serviço comercial
Tecnico comercial

CARREIRA DE OPERAÇÕES DE TRANSPORTE
Operador de manobras
Operador chefe de manobras
Operador de apoio
Operador de transportes
Chefe de equipa de transportes
Inspector de transportes
Inspector chefe de transportes
Tecnico de transportes

CARREIRA DE CONDUÇÃO-FERROVIA
Maquinista
Inspector de condução-ferrovia
Inspector chefe de condução-ferrovia

CARREIRA DE MATERIAL
Operador de material
Chefe de equipa de material
Supervisor de material
Tecnico de material