Eles disseram que a linha para Évora começaria a funcionar em julho de 2011. Pelas fotos, parece não ser possível. Você sabe alguma coisa? Muito Obrigada, Claudia
Muito obrigada pela resposta. Adoro trens, achei o Blog muito legal. As fotos dizem tudo. Tomara que você consiga novas informações sobre a linha que vai até Évora. Aqui do Brasil é mais difícil acompanhar. Até a próxima.
a data o que se sabe é que o serviço comercial para Évora começa a 24 de Julho com locomotiva e carruagens com tempo de trajeto inferior a 2 horas. A Beira Baixa perde os IC 543 e 544.
Na dúvida, mandei um e-mail para a REFER e recebi a seguinte resposta: "Prevê-se a reabertura da circulação até Évora para o próximo dia 23 de Julho.". Aguardemos até lá para ver se vai acontecer. Até mais.
Hoje andou uma locomotiva 5600 com carrugens corail em Évora, proválvelmenteem testes. Assim é possivel a reabertura da liha de Évora em 23 de Julho. Falta saber é a a marcha é tipo 160Kms hora ou tipo 190Kms hora.
Mais uma semana e saberemos se é fato o reinício da linha. No site dos "Comboios de Portugal" tentei inserir Évora, mas não aceita. Diz que é destino inválido. Gostei dessa notícia dos testes. Todavia, se fosse reabrir, vocês concordam que deveria estar aberta a venda de bilhetes?
comboios intercidades para Evora reabertura da linha do Alentejo novo horario 24-7-2011
Oriente-Evora
IC 590:6.50-8.33 (2ª A 6ª) IC 592:8.50-10.25 (2ª A 6ª) IC 594:9.50-11.25 (Sº,Dº E FER.) IC 596:16.50-18.25 IC 598:18.50-20.25
Evora-Oriente
IC 690:7.02-8.35 (2ª A 6ª) IC 692:9.02-10.35 (2ª A 6ª) IC 694:10.02-11.35 (Sº,Dº E FER.) IC 696:16.55-18.35 (2ª A 6ª) IC 698:17.02-18.35 (Sº,Dº E FER.) IC 790:19.02-20.35
8 comboios por dia de segunda a sexta e 6 comboios aos fins de semana e feriados.
Viajei na primeira viagem entre Évora e Vendas Novas nos novos Intercides com locomotivas 5600. Através de GPS junto á porta de saida consegui registar velocidades entre os 190 e 209 Kms hora.De Évora a Casa-Branca são 10 minutos de viagem e de Casa-Branca Vendas Novas 15 minutos de viagem. Como a linha é nova a 200Kms hora o comboio entre Casa-Branca e Vendas novas faz tanto pó que dá a ideia que vamos a circular no deserto.(na última carrugem é que nos apercbemos da brutalidade de pó que é levantado aquela velocidade. Desta vez o comboio está rápido agora deveria ser utilizado com frequência pelos utentes se não vem a Troica e manda suprimir alguns comboios ou impor comboios mais ruins e lentos como pensavam inicalmentecolocar a circular as UTES renovadas mas com mais de 30 anos as (LILIS).
os horarios estão desajustados,não servem as pessoas como deviam,não existem comboios por volta das 14.00 nos dois sentidos.As bilheteiras de Evora,Casa Branca e Vendas Novas com estações novas encontram-se encerradas,o que mostra desprezo por parte de quem manda na CP aos utentes. Pela forma como foram elaborados os horarios estes intercidades não devem demorar muito para desaparecerem...alegando falta de clientes.
Fui à estação de Evora para comprar um passe e qual o meu espanto que a bilheteira se encontra encerrada.
Pensei que esses absurdos só acontecessem no Brasil. Deve ser uma fase de adaptação. Espero que essa sua previsão não se concretize. Eu ia comprar as passagens via internet. Acho melhor comprar quando chegar aí, em outubro. Fiquei com dúvida. Posso comprar a passagem (bilhete) dentro do trem? Como fica essa situação? Há o risco de ir de Lisboa à Évora e não conseguir voltar no mesmo dia?
Não Tirei fotos porque decidi fazer a viagem inaugaral Évora- Lisboa só 5 minutos antes do comboio sair de Évora, (com muita pena minha porque o pó era mesmo muito, só visto).
Não se entende porque não se constrói 80 Km de linha eletrificada de Évora a Badajoz/Caia permitindo viagens de Lisboa a Badajoz em 2 horas em comboios IC com ligaçôes ao TGV espanhol.O projeto e obra deve ficar entre os 60 e 80 milhões de euros se não houver roubalheira e concluido num prazo de 6 a 8 meses.
Bem observado. Imagino que o retorno financeiro em termos turísticos, não só para o Alentejo, mas para o resto de Portugal, seja muito grande. Vai entender. Podem dizer que o investimento é grande. Todavia, é investimento pequeno para os benefícios dessa ligação com a Espanha.
Os troços remodelados da linha do Alentejo estão preparados para levar bitola Ibérica e Bitola Europeia. Uma vez que a situação económica não é nada favorável para avançar já com o TGV o estado e a refer deveriam quanto antes, preparar na integra todo o traçado entre Sines e Badajoz. Assim seria possivel o transporte de mercadorias rápidas e passageiros em Alfa Pendular quase sempre com circulação de 220Kms/H. Em espanha as mecadorias e os passageiros poderiam seguir na linha nova do TGV espanhol que está quase pronto.
às vezes, vocês fazem comentários, as coisas acontecem e parece que estão no Brasil. Existe alguma possibilidade de prepararem o traçado, como você observou?
Sim Claudia, os troços remodelados tem uma zona da travessa de betão preparada para colocar um terceiro carril de forma a que possa circular todo o material circulante com dimensões de redodado de bitola Europeia, ( a bitola europeia é cerca da 20 cms mais estreita do que a bitola Ibérica). Além deste sistema também existe o material circulante com rodas basculantes que circulam nos dois tipo de bitola (distancia entre carris).
Hoje pela primeira vez desde que concluiram as obras da linha do alentejo, o intercidades conseguiu parar na linha 1, evitando assim, que os passageiros tenham que utilizar as 90 e tal escadas ou elevadores que estavam frequentemente avariados. A recente publicidade feita pela Cp a este ser a conquistar novos passageiros neste novo serviço IC já considerado por muito utilizadores rápido e confortável.
José, excelente notícia. Gostaria de agradecer todas as informações. Foram muito úteis. Fiz a viagem no final de outubro. O trem é bem legal e mais agradável do que o trajeto até o Porto. Tivemos sorte, no dia tudo funcionava. Quer dizer, quase tudo. Os banheiros da estação são excelentes, mas as portas foram entregues sem a chave. Situação difícil, principalmente para quem viaja sozinho e não tem outra pessoa para ficar de guarda. Aproveito para perguntar: há alguma notícia quanto ao prolongamento em direção à Espanha? FELIZ 2012!
Está previsto obras para transporte de mercadorias em primeiro lugar e também numa segunda fase transporte de pasageiros em direcção a Badajoz (Espanha). As obras provalvelmente começam este ano mas ainda não há calendario.
O Ano passado consegui viajar na locomotiva destes Intercidades. O maquinista foi bastante simpático e compreendeu que sou entusiasta ir na máquina entre permitindo-me ir entre Évora e Pinha Novo na locomotiva electrica 5620. Os 200Kms/H nos troços recentemente renovados não se notam, na cabine da locomotiva só o embate de pardais a essa velocidade é que assusta. A sinalização da via é muito segura. Os sistemas de segurança e controlo de velocidade destes comboios modernos dificilmente podem causar acidentes, mesmo que exista nigligência de alguem.
Diante de suas notícias, acho bom eu nem pensar em nova linha para Badajoz. Até ficar pronta a de passageiros, meus cabelos estarão totalmente brancos. Gostaria de fazer a viagem que você fez. Aqui no Brasil temos pouquíssimos trens, infelizmente. Só uma vez tive a oportunidade de viajar na máquina. Foi na linha que liga a cidade de Curitiba a Paranaguá. Os trilhos (troços?) estão encravados nas rochas da montanha. Em certos trechos, parece que estamos suspensos no ar. Quando você vier ao Brasil, não deixe de fazer esse passeio, é belíssimo. Até a próxima viagem.
Eu gostava de ir ao Brasil com a família mas a conjuctura económica em Portugal é muito má e estou num dos ramos profissionais que mais vai sentir. Trabalho no ramo auomóvel como técnico de vendas e os próximos anos não vão ser nada famosos para venda de automóveis.
Não vai ser fácil, mas torço para que essa crise passe rapidamente, sem grandes prejuízos. Como disse o Lula há alguns anos: seja apenas uma marolinha!
CARREIRA COMERCIAL Assistente comercial Operador de venda e controlo Operador de revisão e venda Chefe de equipa comercial Inspector de serviço comercial Inspector chefe do serviço comercial Tecnico comercial
CARREIRA DE OPERAÇÕES DE TRANSPORTE Operador de manobras Operador chefe de manobras Operador de apoio Operador de transportes Chefe de equipa de transportes Inspector de transportes Inspector chefe de transportes Tecnico de transportes
CARREIRA DE CONDUÇÃO-FERROVIA Maquinista Inspector de condução-ferrovia Inspector chefe de condução-ferrovia
CARREIRA DE MATERIAL Operador de material Chefe de equipa de material Supervisor de material Tecnico de material
estragaram a estação de Casa Branca,cambada de bestas
ResponderEliminarEles disseram que a linha para Évora começaria a funcionar em julho de 2011. Pelas fotos, parece não ser possível. Você sabe alguma coisa? Muito Obrigada, Claudia
ResponderEliminarDe acordo com a REFER a linha reabre no dia 23 de Julho com 10 Intercidades diários Évora/Lisboa.
ResponderEliminarMuito obrigada pela resposta. Adoro trens, achei o Blog muito legal. As fotos dizem tudo. Tomara que você consiga novas informações sobre a linha que vai até Évora. Aqui do Brasil é mais difícil acompanhar. Até a próxima.
ResponderEliminara data o que se sabe é que o serviço comercial para Évora começa a 24 de Julho com locomotiva e carruagens com tempo de trajeto inferior a 2 horas.
ResponderEliminarA Beira Baixa perde os IC 543 e 544.
Na dúvida, mandei um e-mail para a REFER e recebi a seguinte resposta: "Prevê-se a reabertura da circulação até Évora para o próximo dia 23 de Julho.".
ResponderEliminarAguardemos até lá para ver se vai acontecer.
Até mais.
Hoje andou uma locomotiva 5600 com carrugens corail em Évora, proválvelmenteem testes.
ResponderEliminarAssim é possivel a reabertura da liha de Évora em 23 de Julho.
Falta saber é a a marcha é tipo 160Kms hora ou tipo 190Kms hora.
Mais uma semana e saberemos se é fato o reinício da linha.
ResponderEliminarNo site dos "Comboios de Portugal" tentei inserir Évora, mas não aceita. Diz que é destino inválido.
Gostei dessa notícia dos testes. Todavia, se fosse reabrir, vocês concordam que deveria estar aberta a venda de bilhetes?
comboios intercidades para Evora
ResponderEliminarreabertura da linha do Alentejo
novo horario 24-7-2011
Oriente-Evora
IC 590:6.50-8.33 (2ª A 6ª)
IC 592:8.50-10.25 (2ª A 6ª)
IC 594:9.50-11.25 (Sº,Dº E FER.)
IC 596:16.50-18.25
IC 598:18.50-20.25
Evora-Oriente
IC 690:7.02-8.35 (2ª A 6ª)
IC 692:9.02-10.35 (2ª A 6ª)
IC 694:10.02-11.35 (Sº,Dº E FER.)
IC 696:16.55-18.35 (2ª A 6ª)
IC 698:17.02-18.35 (Sº,Dº E FER.)
IC 790:19.02-20.35
8 comboios por dia de segunda a sexta e 6 comboios aos fins de semana e feriados.
Valeu pela informação.Obrigada
ResponderEliminarViajei na primeira viagem entre Évora e Vendas Novas nos novos Intercides com locomotivas 5600.
ResponderEliminarAtravés de GPS junto á porta de saida consegui registar velocidades entre os 190 e 209 Kms hora.De Évora a Casa-Branca são 10 minutos de viagem e de Casa-Branca Vendas Novas 15 minutos de viagem.
Como a linha é nova a 200Kms hora o comboio entre Casa-Branca e Vendas novas faz tanto pó que dá a ideia que vamos a circular no deserto.(na última carrugem é que nos apercbemos da brutalidade de pó que é levantado aquela velocidade.
Desta vez o comboio está rápido agora deveria ser utilizado com frequência pelos utentes se não vem a Troica e manda suprimir alguns comboios ou impor comboios mais ruins e lentos como pensavam inicalmentecolocar a circular as UTES renovadas mas com mais de 30 anos as (LILIS).
os horarios estão desajustados,não servem as pessoas como deviam,não existem comboios por volta das 14.00 nos dois sentidos.As bilheteiras de Evora,Casa Branca e Vendas Novas com estações novas encontram-se encerradas,o que mostra desprezo por parte de quem manda na CP aos utentes.
ResponderEliminarPela forma como foram elaborados os horarios estes intercidades não devem demorar muito para desaparecerem...alegando falta de clientes.
Fui à estação de Evora para comprar um passe e qual o meu espanto que a bilheteira se encontra encerrada.
Pensei que esses absurdos só acontecessem no Brasil.
ResponderEliminarDeve ser uma fase de adaptação. Espero que essa sua previsão não se concretize.
Eu ia comprar as passagens via internet.
Acho melhor comprar quando chegar aí, em outubro.
Fiquei com dúvida.
Posso comprar a passagem (bilhete) dentro do trem? Como fica essa situação?
Há o risco de ir de Lisboa à Évora e não conseguir voltar no mesmo dia?
João Silvério, você tem fotos posteriores à reabertura?
ResponderEliminarSerá que o José Honda tirou fotos da viagem que ele fez?
Não Tirei fotos porque decidi fazer a viagem inaugaral Évora- Lisboa só 5 minutos antes do comboio sair de Évora, (com muita pena minha porque o pó era mesmo muito, só visto).
ResponderEliminarNão se entende porque não se constrói 80 Km de linha eletrificada de Évora a Badajoz/Caia permitindo viagens de Lisboa a Badajoz em 2 horas em comboios IC com ligaçôes ao TGV espanhol.O projeto e obra deve ficar entre os 60 e 80 milhões de euros se não houver roubalheira e concluido num prazo de 6 a 8 meses.
ResponderEliminarBem observado. Imagino que o retorno financeiro em termos turísticos, não só para o Alentejo, mas para o resto de Portugal, seja muito grande. Vai entender. Podem dizer que o investimento é grande. Todavia, é investimento pequeno para os benefícios dessa ligação com a Espanha.
ResponderEliminarOs troços remodelados da linha do Alentejo estão preparados para levar bitola Ibérica e Bitola Europeia.
ResponderEliminarUma vez que a situação económica não é nada favorável para avançar já com o TGV o estado e a refer deveriam quanto antes, preparar na integra todo o traçado entre Sines e Badajoz.
Assim seria possivel o transporte de mercadorias rápidas e passageiros em Alfa Pendular quase sempre com circulação de 220Kms/H.
Em espanha as mecadorias e os passageiros poderiam seguir na linha nova do TGV espanhol que está quase pronto.
às vezes, vocês fazem comentários, as coisas acontecem e parece que estão no Brasil. Existe alguma possibilidade de prepararem o traçado, como você observou?
ResponderEliminarSim Claudia,
ResponderEliminaros troços remodelados tem uma zona da travessa de betão preparada para colocar um terceiro carril de forma a que possa circular todo o material circulante com dimensões de redodado de bitola Europeia, ( a bitola europeia é cerca da 20 cms mais estreita do que a bitola Ibérica).
Além deste sistema também existe o material circulante com rodas basculantes que circulam nos dois tipo de bitola (distancia entre carris).
Hoje pela primeira vez desde que concluiram as obras da linha do alentejo, o intercidades conseguiu parar na linha 1, evitando assim, que os passageiros tenham que utilizar as 90 e tal escadas ou elevadores que estavam frequentemente avariados.
ResponderEliminarA recente publicidade feita pela Cp a este ser a conquistar novos passageiros neste novo serviço IC já considerado por muito utilizadores rápido e confortável.
José, excelente notícia. Gostaria de agradecer todas as informações. Foram muito úteis. Fiz a viagem no final de outubro. O trem é bem legal e mais agradável do que o trajeto até o Porto. Tivemos sorte, no dia tudo funcionava. Quer dizer, quase tudo. Os banheiros da estação são excelentes, mas as portas foram entregues sem a chave. Situação difícil, principalmente para quem viaja sozinho e não tem outra pessoa para ficar de guarda.
ResponderEliminarAproveito para perguntar: há alguma notícia quanto ao prolongamento em direção à Espanha?
FELIZ 2012!
Está previsto obras para transporte de mercadorias em primeiro lugar e também numa segunda fase transporte de pasageiros em direcção a Badajoz (Espanha).
ResponderEliminarAs obras provalvelmente começam este ano mas ainda não há calendario.
O Ano passado consegui viajar na locomotiva destes Intercidades.
O maquinista foi bastante simpático e compreendeu que sou entusiasta ir na máquina entre permitindo-me ir entre Évora e Pinha Novo na locomotiva electrica 5620.
Os 200Kms/H nos troços recentemente renovados não se notam, na cabine da locomotiva só o embate de pardais a essa velocidade é que assusta.
A sinalização da via é muito segura.
Os sistemas de segurança e controlo de velocidade destes comboios modernos dificilmente podem causar acidentes, mesmo que exista nigligência de alguem.
Diante de suas notícias, acho bom eu nem pensar em nova linha para Badajoz. Até ficar pronta a de passageiros, meus cabelos estarão totalmente brancos.
ResponderEliminarGostaria de fazer a viagem que você fez.
Aqui no Brasil temos pouquíssimos trens, infelizmente.
Só uma vez tive a oportunidade de viajar na máquina. Foi na linha que liga a cidade de Curitiba a Paranaguá. Os trilhos (troços?) estão encravados nas rochas da montanha. Em certos trechos, parece que estamos suspensos no ar.
Quando você vier ao Brasil, não deixe de fazer esse passeio, é belíssimo. Até a próxima viagem.
Eu gostava de ir ao Brasil com a família mas a conjuctura económica em Portugal é muito má e estou num dos ramos profissionais que mais vai sentir.
ResponderEliminarTrabalho no ramo auomóvel como técnico de vendas e os próximos anos não vão ser nada famosos para venda de automóveis.
Não vai ser fácil, mas torço para que essa crise passe rapidamente, sem grandes prejuízos. Como disse o Lula há alguns anos: seja apenas uma marolinha!
ResponderEliminar