CP EPE
13 ABRIL 2010
GREVE
ENTRE AS 00H00 DO DIA 26 ABRIL2010
E
AS 24H00 DE 30ABRIL2010
O SMAQ E A CARREIRA DE CONDUÇÃO – FERROVIA/TRACÇÃO EXIGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CP EPE A NEGOCIAÇÃO DE UM ACORDO DE EMPRESA E A NEGOCIAÇÃO DO AE 2010 QUE CONTEMPLE A ACTUALIZAÇAO SALARIAL, DESIGNADAMENTE AS MATÉRIAS INERENTES AO DESEMPENHO DA ACTIVIDADE PROFISSIONAL DO MAQUINISTA E GANHOS DE PRODUTIVIDADE DA CARREIRA, BEM COMO O CUMPRIMENTO DOS ACORDOS EM VIGOR.
A NEGAÇÃO DESTES DIREITOS DOS TRABALHADORES POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO DA CP EPE E DA RESPECTIVA TUTELA/GOVERNO, OBRIGA O SECTOR PROFISSIONAL DA CONDUÇÃO - FERROVIA/TRACÇÃO, REPRESENTADO PELO SMAQ, AO RECURSO A FORMAS DE LUTA, DESIGNADAMENTE A GREVE, NOS TERMOS SEGUINTES:
Os trabalhadores representados pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses – SMAQ –, subscritor do presente pré-aviso de greve, ora apresentado nos termos e para os efeitos, designadamente, os previstos no Código do Trabalho, vão exercer o seu direito de greve entre as 00H00 do dia 26 de Abril de 2010 e as 24H00 do dia 30 de Abril de 2010, nos termos a seguir discriminados:
1º
1.1 Entre as 00H00 do dia 26 de Abril de 2010 e as 24H00 do dia 30 de Abril de 2010, os trabalhadores representados pelo SMAQ encontram-se em greve à prestação de trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal, com falta do repouso mínimo, previsto na cláusula 22ª do AE-SMAQ/CP;
1.2 Entre as 05H30 e as 10H00 dos dias 26, 27 e 29 de Abril de 2010 os trabalhadores representados pelo SMAQ encontram-se em greve à prestação de todo e qualquer trabalho, iniciando-se porém a greve à hora efectiva da partida das circulações das estações onde o trabalhador tiver previsto o inicio da condução das mesmas, mesmo que a hora efectiva da partida ocorra antes das referidas 05H30;
1.3 Nos casos previstos supra em 1.1, e 1.2 após a prestação de serviço na sede e/ou após um período de greve na sede, sempre que o reinício da prestação de trabalho ocorrer fora da sede e/ou na sede, o trabalhador estará em greve a partir desse momento, pelo período de tempo necessário a que a retoma do seu período normal de trabalho diário se verifique de novo na sede, atenta a sua escala de serviço, quando a Entidade Patronal não assegure, por escrito e em condições de segurança e dignidade para os trabalhadores, no cumprimento do disposto na Lei, e sem quaisquer ónus ou encargos para estes, as condições necessárias para a retoma ou reinício da prestação de trabalho previstas na respectiva escala de serviço, fora da sede;
1.4 Nos casos previstos supra em 1.1 e 1.2 após a prestação de serviço fora da sede e/ou após um período de greve fora da sede, sempre que o reinício da prestação de trabalho ocorra na sede e/ou fora da sede, o trabalhador estará em greve a partir desse momento, pelo período de tempo necessário a que a retoma do seu período normal de trabalho diário se verifique de novo na sede, atenta a sua escala de serviço, quando a Entidade Patronal não assegure, por escrito e em condições de segurança e dignidade para os trabalhadores, no cumprimento do disposto na Lei, e sem quaisquer ónus ou encargos para estes, as condições necessárias para a retoma ou reinício da prestação de trabalho previstas na respectiva escala de serviço, na sede;
_______________________________________________________
2º
As presentes formas de luta devem-se às posições que a empresa vem assumindo de não resolução dos problemas profissionais da Carreira de Condução – Ferrovia/Tracção designadamente:
1. Fecho unilateral da contratação colectiva 2010, não consideração dos ganhos de produtividade e respectiva actualização salarial;
2. Execução do plano de transferências a pedido do trabalhador, bem como o preenchimento dos postos de trabalho da Tracção;
3.Escalas de serviço – aplicação das regras respeitantes a tomada de refeição, entradas e saídas de serviço na sede, afixação dos horários de trabalho diários tempos de preparação e resguardo das unidades motoras;
4.Consequências do fecho do Ramal da Lousã e da estação de Coimbra – cidade nos postos de trabalho da Tracção;
5. Plano de rescisões de contratos de trabalho por mútuo acordo;
6. Validação dos títulos de certificação da categoria profissional de Maquinista emitidos pelo ex – INTF a partir de 1999.
______________________________________________________
3º
O Sindicato perante qualquer situação, nomeadamente emergência, acidente ou incidente, que possa surgir durante a greve, manterá toda a disponibilidade para encontrar em conjunto com a Empresa a realização dos serviços considerados necessários, em concreto, para a normalização da circulação.
Sobre a segurança das circulações e do material motor, a mesma será garantida por todos os trabalhadores abrangidos pelo presente pré-aviso de greve em observação das condições técnicas e regulamentares em vigor, que os mesmos respeitam.
__________________________________________________
Serviços mínimos
A eventual distribuição de serviços mínimos, serão informados pelo SMAQ atempadamente, assim como a definição dos trabalhadores que os realizarão, nos termos legais. Direito que a lei confere à entidade sindical e do qual o SMAQ não prescinde.
O presente conflito laboral abrange todos os trabalhadores da Carreira de Condução – Ferrovia/Tracção e será desenvolvido solidariamente para atingirmos o objectivo proposto, inclusive as categorias de chefia da tracção.
A DIRECÇÃO
CONHEÇA PORTUGAL VIAJANDO DE COMBOIO...
O COMBOIO É UM TRANSPORTE AMIGO DO AMBIENTE !
____________PAGINA INICIAL____________
.......... Clique nas fotografias para ampliar ..........
O COMBOIO É UM TRANSPORTE AMIGO DO AMBIENTE !
____________PAGINA INICIAL____________
.......... Clique nas fotografias para ampliar ..........
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mensagens populares
-
Comboio CPA 4000 Alfa pendular composto por 6 carruagens com capacidade para 301 passageiros.Na carruagem 4 os lugares 74 e 76 são reserva...
PROFISSÕES CP
CARREIRA COMERCIAL
Assistente comercial
Operador de venda e controlo
Operador de revisão e venda
Chefe de equipa comercial
Inspector de serviço comercial
Inspector chefe do serviço comercial
Tecnico comercial
CARREIRA DE OPERAÇÕES DE TRANSPORTE
Operador de manobras
Operador chefe de manobras
Operador de apoio
Operador de transportes
Chefe de equipa de transportes
Inspector de transportes
Inspector chefe de transportes
Tecnico de transportes
CARREIRA DE CONDUÇÃO-FERROVIA
Maquinista
Inspector de condução-ferrovia
Inspector chefe de condução-ferrovia
CARREIRA DE MATERIAL
Operador de material
Chefe de equipa de material
Supervisor de material
Tecnico de material
Assistente comercial
Operador de venda e controlo
Operador de revisão e venda
Chefe de equipa comercial
Inspector de serviço comercial
Inspector chefe do serviço comercial
Tecnico comercial
CARREIRA DE OPERAÇÕES DE TRANSPORTE
Operador de manobras
Operador chefe de manobras
Operador de apoio
Operador de transportes
Chefe de equipa de transportes
Inspector de transportes
Inspector chefe de transportes
Tecnico de transportes
CARREIRA DE CONDUÇÃO-FERROVIA
Maquinista
Inspector de condução-ferrovia
Inspector chefe de condução-ferrovia
CARREIRA DE MATERIAL
Operador de material
Chefe de equipa de material
Supervisor de material
Tecnico de material
uma greve parcial, das 05h00 as 10H30, e ainda oferecem 20% de serviços minimos á empresa.
ResponderEliminaristo é que são greves que podem impedir que a CP Carga ou a CP lisboa sejam Privatizadas!!!!!!!!!
Greve a treta, serviços mínimos, o que é que é isso, depois das 10horas fazem-se quantos comboios, expliquem-me, ok. Cada vez mais me sinto a viver num país de ditadura.
ResponderEliminarAi mãe,tanto serviçe menemo.
ResponderEliminarQue raeo de greve é esta?
Greve, era estarem no local de trabalho, transportarem as pessoas e nao cobrar nada. assim as empresas so tao a poupar dinheiro....
ResponderEliminarA Cinzentaria está com dor de cotovelo ????
ResponderEliminar" Anónimo disse...
ResponderEliminarA Cinzentaria está com dor de cotovelo ???? "
Como é possivel um sujeito destes passar os psicotécnicos.
Só podes ser afilhado. Deves ter um grande padrinho...
Deves ser um daqueles cromos que ninguém sabe como entrou na empresa...